NTIPlan Realiza Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico
Com os avanços tecnológicos, vem à preocupação com meio ambiente pois muitos equipamentos desvalorizam e perdem eficácia sendo trocados por produtos novos, por esse motivo não são mais utilizados e acabam no lixo, causando um grande dano ao planeta, pois se não bastasse os aterros sanitários, agora temos os lixões tecnológicos. Um dos problemas está relacionado aos perigosos componentes químicos presentes nesses equipamentos. No Brasil, o problema se torna um pouco pior, este lixo na maioria das vezes acaba sendo jogado nos lixões juntamente com outros tipos de materiais, este fator ajuda no aumento da contaminação.
O que poucas pessoas sabem, é que muito desses lixos podem ser reciclados e até mesmo restaurados. A Campanha de Coleta de Lixo Eletrônica, por meio de divulgação digital, flyers, chamada de vídeo marketing onde disponibilizará pontos de coleta para os materiais, que em seguida passaram por uma triagem e os equipamentos em bom estado ou com alguma peça que possa ser reutilizada serão preservados.
Assim o que pode ser aproveitado vira material educativo e posteriormente são doados a instituições carentes, ONGS, e entidades sociais. E para alcançar o resultado em alinhamento com o Objetivo Sustentável (ODS nº13) Ação Contra Mudança Global do Clima, os equipamentos inutilizáveis são descartados para o destino correto evitando a poluição e a contaminação radioativa do meio ambiente. Destaca a Gestora do Projeto, Siucléia Marcos que, em 2018 foram coletados aproximadamente 600 kg de lixo eletrônico e posteriormente realizada triagem e descarte correto.
Esta campanha é uma das ações realizada pelo do Projeto do Núcleo da Tecnologia da Informação e Comunicação do planalto Norte (NTIPLAN) da Associação Empresarial de Canoinhas (ACIC), beneficiado do Programa Empreender Competitivo 2017-2019 e tem como apoiadores oficiais Facisc, Sebrae e CACB.