DICA: Recebeu algum link no WhatsApp? Cuidado, pode ser golpe!

Sabe aquele link no WhatsApp ou e-mail que você recebeu com uma oferta tentadora? Se parecer muito bom pra ser verdade, cuidado, pois pode ser golpe e ao clicar, corre o risco de ter seus dados capturados ou pagar por um produto ou serviço que nunca irá receber.

Milhares de vítimas diariamente

Golpes pelo WhatsApp são mais comuns do que se imagina. De acordo com levantamento da PSafe, laboratório especializado em segurança digital, mais de 473 mil brasileiros foram vítimas de golpes envolvendo o principal serviço de mensagens apenas em setembro de 2020. São, em média, mais de 15 mil brasileiros por dia que caem nestes golpes.

Para não fazer parte desta estatística, não abra o link mesmo se quem te enviou é alguém do seu relacionamento. Alguns links e e-mail são criados para que seu aparelho seja contaminado por malwares e, assim, te direcionar para páginas de phishing. Estas páginas são construídas para coletar seus dados, que poderão ser usados em golpes de compras.

Verifique o site do link: se mesmo sabendo dos riscos você ficar tentado a conferir a promoção descrita, procure saber sobre o site. Pesquise o nome daquela loja na internet, pra ver se aquela promoção ou produto existe e se custa aquele preço mesmo. Outra dica é, com o nome do site, consultar a lista “Evite estes sites”, organizadas pelos Procons, para saber se algum consumidor já o denunciou por não entrega de produtos.

Não informe os dados de seu cartão de crédito: empresas de boa reputação dificilmente vendem produtos com preços muito abaixo do normal. Sabendo disso, não forneça os dados do seu cartão de crédito, com eles em mãos, os criminosos podem fazer compras para você pagar.

Registros e senhas: fazer login em qualquer site via Facebook não é muito recomendado por especialistas em segurança na internet, pois entrar num site criado por criminosos, dará permissão para eles a chegarem a seus dados. Assim sendo, nunca permita que sites e navegadores salvem suas senhas, especialmente quando estiver usando computadores ou dispositivos públicos.

Antivírus funciona? Sim, mas não é 100% garantido se você não toma cuidado e clica em qualquer coisa. No celular, o antivírus só bloqueia URLs perigosas já cadastradas.

 

Fonte: Boa Vista Serviços

.

Leave a reply