Ações preventivas são o foco da reunião do Comitê das Águas da Facisc com Defesa Civil de SC

A vice-presidente da Facisc e coordenadora do Comitê das Águas da Federação, Rita Cassia Conti, realizou a primeira reunião do grupo de trabalho com o secretário da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, coronel Fabiano de Souza. No encontro, na sexta-feira (19) passada, a dirigente colocou a entidade à disposição do governo do Estado, para atuar em conjunto pela construção de uma cultura de prevenção a desastres naturais.

“A Facisc tem força e capilaridade. Congregamos mais de 42 mil empresários, por meio de 149 associações, nossa voz ecoa em todo o estado. Entendemos que os desastres naturais aos quais estamos expostos prejudicam a vida pessoal dos cidadãos e causam prejuízos também aos negócios. Por isso, precisamos atuar de forma preventiva. Não apenas a Defesa Civil, mas todos nós, catarinenses”, explica a vice-presidente.

O secretário salientou que parcerias como a que a Facisc propõe são fundamentais para a criação de uma nova cultura de prevenção a desastres naturais. “Contem conosco para o que precisarem: informações, materiais explicativos, pessoal”, celebrou Souza.

Sobre o Comitê da Águas – O grupo é integrado pela diretoria e técnicos da Facisc, representantes das Associações Empresariais das regionais Vale e Alto Vale, especialistas e técnicos no assunto (de universidades e outras entidades com conhecimento especializado). As discussões do comitê se iniciaram no Vale e Alto Vale e posteriormente se expandiram para outras regiões que enfrentam impactos climáticos, como secas, chuvas, alagamentos, inundações, tempestades, enxurradas e deslizamentos.

Entre as propostas do Comitê, além de ações com o objetivo da construção de uma cultura de prevenção, estão: reunir dados dos impactos versus dados socioeconômicos das regiões afetadas; a retomada da manutenção das barragens (com critérios claros para as empresas executoras) – em especial, das barragens em José Boiteux, e foco nas obras que podem ser licitadas neste momento, com prioridade para a construção e reforço das barragens de Botuverá, Petrolândia e Mirim Doce.

Fonte: FACISC

Leave a reply